quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Retenção de líquido


Principalmente as mulheres, quem nunca sofreu deste mal heim?

A retenção de líquido pode acontecer todos os meses durante o ciclo menstrual ou na gravidez. Mas o que é realmente é esse mal? A retenção hídrica é o acúmulo anormal de água e sódio, que acontece devido a alterações hormonais, sendo que além disto alguns alimentos como como os salgadinhos, enlatados, conservas, carne seca, bacalhau, temperos prontos e shoyu podem agravar este quadro, fazendo o problema te acompanhar constantemente.

Boa parte da solução, pasmem: Vem da água.

A água ajuda a diluir o sal do corpo através dos rins que eliminam os excessos, informa Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular.

Haaa...também não é recomendável tomar qualquer tipo de líquido, veja bem o que ingere, já que café, chá preto e bebidas à base de cola são produtos com grande quantidade de sódio. O líquido mais recomendável é a água, que deve ser ingerida, pelo menos, dois litros por dia.

Mesmo a água sendo o principal meio para acabar com a retenção hídrica, os alimentos também podem ser uma boa fonte de conseguir prevenir esse distúrbio. Nutrientes como o cálcio (presentes em leites e derivados), magnésio (castanhas, nozes, feijão, lentilha, soja, grãos integrais, folhosos verdes escuros, frutos do mar) e potássio (pode ser encontrado em verduras, legumes, saladas e frutas cruas), ajudam a balancear o sódio no organismo.

E os exercícios físicos?

A corrida e a caminhada também são um dos meios para ajudar no combate contra a retenção hídrica. Com a transpiração, o corpo consegue perder mais água, o que é benéfico na luta contra o distúrbio.

“Além de perder bastante água com a corrida, os exercícios aeróbios fazem coração bombear mais sangue e com isso estimular os linfáticos, evitando assim os danos provenientes dessa situação”, explica Liliane, que também indica a drenagem linfática.

Fonte: Maurício Belfante, retenção de líquidos

Um comentário:

Kellenah disse...

Esse mal me persegue na TPM...É o Ó!!!
Bjs e obrigada pelo carinho constante no meu blog!!